sexta-feira, 8 de junho de 2012

10 Mandamentos do pai grávido!



Dez Mandamentos do pai grávido!

1.    Você é sempre o vilão
    A progesterona e o estrogênio, os hormônios femininos que regulam o ciclo reprodutivo, são os principais responsáveis pela as constantes mudanças de humor na gestante. Essas variações de humor são mais constantes no primeiro trimestre quando a mulher sofre um verdadeiro bombardeio hormonal. Segundo especialistas, algumas mulheres também sofrem com ansiedade no finalzinho da gravidez.
    Então a minha dica é: vista a fantasia de vilão e se acostume com a idéia que durante nove meses você está sempre errado e ela sempre certa. Se não resolveu suas diferenças antes, agora não é o momento.

2.    A mãe é o centro das atenções
Por mais que esteja claro que sem o pai, também não existe bebê, a mãe é o sol da gravidez e tudo gira em seu redor. E não é para menos, é ela que abriga este novo ser que em breve passará a ser o nosso novo mundo.
Neste processo cabe ao pai: apoiar e dar toda a atenção para a mulher. Ninguém está interessado com o que acontece com você. Mas a verdade é que o pai também fica grávido e também tem ansiedades, incertezas e medos. 

3.    É proibido o uso do “nós”
Por mais que você participe, e olhe que meu lema é: não basta ser pai tem que blogar, é na mãe que ocorrem todas as mudanças físicas. Sendo assim frases como: “nós estamos curtindo bastante a gravidez”, podem não ser muito oportunas.

4.    Não tente conversar sobre gravidez com seus amigos sem filhos.
 Gestação para eles é outra galáxia bastante distante. É preciso estar grávido para todas essas corujices lhe contagiar. 

5.    Faça uso de uma memória auxiliar.
Nesta fase tudo que não seja sua mulher e o bebê é secundário. Então é muito comum você esquecer coisas insignificantes tipo: vencimento de um pagamento, entrega do relatório do chefe, aniversário de amigos e parentes. Sendo assim sugiro que use todos os recursos de lembretes e agenda do seu celular, email e redes sociais. 

6.    Estabeleça como meta o zero odor em casa.
  As grávidas tem como sentido mais apurado o olfato, portanto é preciso manter a casa sempre limpa, mas não muito cheirosa. Dani enjoou até do cheiro do carro, para não correr o risco de ela enjoar do cheiro do pai sabonetes e desodorantes neutros são uma boa pedida.

7.    Avós e tios direitos e deveres
Não é só você que será pai e sua mulher que será mãe, seus pais e sogros serão avós e os seus irmãos e cunhados serão tios e possuem direitos e deveres.
Os avós e tios também querem “curtir” esse momento especial, então você deve estar sempre disponível para recebê-los, tente ao máximo incluir eles no processo. Mostre ultrassom, presentes, enxoval e não estabeleça horário de visitas, salvo quando não houver o esperado bom senso.
 É dever de toda a família participar nos momentos mais difíceis, então não hesite em pedir para as avós aquela sopa quentinha, nem para os tios comprar o Vonau que acabou.

8.    A sua casa é pequena, não importa o tamanho!
Mais cedo ou mais tarde você se acostumará que sua casa não é mais sua e que a densidade demográfica irá aumentar consideravelmente.
9.    Paciência, paciência e paciência...
Talvez esse seja o mandamento mais importante. Paciência para se adaptar a nova rotina, para entender as mudanças na mulher e principalmente para entender as coisas que você não pode modificar.
Só agora consegui entender a expressão: “esperando um bebê”

10.  E é claro, tudo vai mudar!
Escutei várias vezes a frase: “um filho muda completamente a rotina de um casal”. Só não sabia que mudava antes mesmo de sua chegada.

3 comentários:

  1. ADOREI! Mas saiba que nunca vou enjoar de vc, TE AMO MUITO
    Dani

    ResponderExcluir
  2. É amigo, né brincadeira não! Hehehe Só faltou falar que além do mau humor, tem que aguentar crises de choro aparentemente sem motivo de vez em quando (talvez você ainda não tenha chegado nessa fase). Mas o lado bom é que depois de tudo isso não resta dúvida de que o cara realmente te ama muito.

    ResponderExcluir