domingo, 19 de agosto de 2012

23 Semanas (Dúvidas, morfológico, fim da trégua)


      Na contagem regressiva para chegada de Isabela, vivendo intensamente um mix de sentimentos, a “bola de vez” agora é a dúvida. Com tantas decisões para tomar, qual a melhor escolha? Será que tudo vai dar certo? 

      Se por um lado imaginamos que dezembro ainda está tão distante, por outro já está em cima e ainda falta tanta coisa para resolver. A reforma de quarto de Isa ainda não saiu do papel, também não decidimos se teremos uma babá e uma faxineira duas vezes por semana ou uma secretária de segunda a sábado, para as duas coisas. Não definimos os detalhes do parto como maternidade e médico substituto, o certo é que Dan prefere uma cesárea.
                 
       Esta semana Dandan fez o Ultrasom Morfológico, que é um exame mais detalhado realizado entre a vigésima e a vigésima quarta semana. No morfológico o radiologista consegue verificar o coração do bebê e suas câmaras, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Também vai medir a cabeça do bebê e o fêmur, o osso da coxa, para ver se o crescimento está dentro da média.

O exame dura em torno de meia hora e pode ser feito com doppler, um sistema que mostra o fluxo de sangue no útero, na placenta e no bebê, com as cores azul e vermelha. O resultado: com 23 semanas Isabela pesa 562 gramas, tem uma freqüência cardíaca de 152 Bpm, seu fêmur tem imensos 41 mm de comprimento, a circunferência cefálica é de 200 mm e abdominal de 179 mm, Úmero e tíbia medem 36 mm.

23 Semanas
                
       Dan acaba de completar 6 meses, com isso parece que a trégua do segundo trimestre está chegando ao fim. A azia tem incomodado bastante e nem o milagroso de outrora Nexium tem resolvido. Dandan para minha tristeza ainda continua tomando o Vonau, que para mim já deveria ter sido revisto pela a obstetra.
               
    O lado bom da história é que agora nossa filhota tem mexido mais e os movimentos devem ser mais agitados daqui para frente. Nesta fase só Dandan consegue sentir, o que me deixa um tanto o quanto frustrado.
                
      Segundo o site babycenter, a audição de Isabela já funciona, e ela consegue ouvir uma versão meio distorcida da voz de Dandan, assim como seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz.  Os pulmões de Isa estão se desenvolvendo para se preparar para respirar, deu para ver claramente na ultrasom.

     Quando completar 24 semanas Isabela atingirá o status de viável, isso significa que já terá chance de sobrevivência se nascer antes do tempo (cerca de 44 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado...


Dicionário do grávido de primeira viagem

Colostro - Nos primeiros dias após o parto, os seios produzem um líquido fino - amarelo ou esbranquiçado, semelhante à água-de-coco - chamado colostro. Esse primeiro leite contém água, proteínas, sais minerais e, principalmente, anticorpos conhecidos como imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções e viroses. É como se fosse a primeira vacina que a criança recebe. (Fonte:bebe.abril.com.br)

Curta a página do blog www.facebook.com/DeRepenteRosa

Um comentário:

  1. É isso ai são providencias que com calma tudo se agaita,O tempo esta correndo mais vai dar tudo certo.
    ,

    ResponderExcluir