terça-feira, 29 de maio de 2012

Translucência nucal



    Hoje sem dúvida será um dia inesquecível na minha vida, pois pude acompanhar pela primeira vez a ultrassom de Dandan.  Foi realmente emocionante esse primeiro contato com a nossa princesinha, ouvir as 164 batidas por minuto, tão fortes e tão intensas.
     Como havia dito no último post, na ultrassom de hoje foi realizada a translucência nucal, que é uma medida realizada na região da nuca do feto. Esta medida ajuda a estimar o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular liquido na região da nuca. Portanto uma medida aumentada significa um aumento de risco.  Sendo assim, foi muito bom ouvir do especialista que está tudo bem com a nossa bebê. 
      Durante o exame já foi possível visualizar: o coração, as mãozinhas, o abdome, a bexiga, as orelhinhas e vimos que tudo nela é lindo como o da mãe, só o buchinho que puxou ao pai. Segundo o ultrassom, o comprimento cabeça / nádega (CCN) é 5,5 cm, e também está tudo em ordem com Dandan.  Assistimos as inúmeras acrobacias dentro do útero, sem dúvida nunca vou esquecer esse dia.
    Nos últimos três dias os vômitos e as náuseas de Dani, aumentaram muito e ela praticamente não conseguiu comer. Amigas mais experientes disseram que a ansiedade pela realização do exame, contribui para a piora do quadro, sendo assim espero que ela melhore com as boas notícias.


      

3 comentários:

  1. Oh que lindo! qdo é que as vovós,vão poder participar deste momento tão maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que esta tudo bem!!! A fase mais arriscada da gestação já chegou ao fim, e o segundo trimestre é a fase mas tranqüila...divirtam-se comprando e arrumando as coisinhas da bebe!!!

    ResponderExcluir