domingo, 30 de setembro de 2012

29 Semanas (Primavera, Curso de gestantes, USD)



    
  Primavera brilhando em seu olhar, e o olhar que eu guardo na lembrança ainda traz a esperança de te ter ao meu ladinho numa próxima estação! Primavera soprando pro um caminho mais feliz. Aproprio-me dos versos desta linda canção dos hermanos, para saudar a mais bela estação que com ela virá a nossa amada Isabela.

   Setembro como de costume passou voando, mas apesar do corre-corre foi bastante proveitoso. Concluímos a reforma do quarto de Isabela e Dandan fez: o Ecofetal, o curso de gestante e o Ultrasson 3D.

  
  Dandan assistiu ao curso de gestante no hospital Esperança, que foi ministrado por pediatras e uma enfermeira especialista em recém-nascidos (RN). As aulas englobaram temas como características do RN, cuidados de higiene e amamentação. O curso é gratuito, pode ser feito a partir do sétimo mês de gestação é voltado para o casal. E mais uma vez Isa mostrou que é pé quente, ganhando no sorteio de brindes do curso.


     Na última sexta foi a vez do ultrassom 3D, Isabela estava super inquieta e foi difícil fazer uma foto, ela abriu os olhinhos, mas colocou a mãozinha bem na frente (acho que é tímida como o pai). O mais importante é que o exame mostrou que está tudo bem com a nossa filhotinha, que agora pesa 1,275 kg. O detalhe é que o laudo foi preenchido com o peso errado, 1,720 kg e Dan bateu o pé para que fosse corrigido dizendo: “Tão pensando que a minha filha é obesa?”. Então a secretária corrigiu e saímos todos satisfeitos.

Dicionário do grávido de primeira viagem

Contrações de Braxton-Hicks: Em homenagem ao médico inglês, Jonh Barxton Hicks que as descreveu pela primeira vez em 1872. São contrações que surgem espontaneamente ao longo do terceiro trimestre e são indolores. Especialistas acreditam que são uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto, colaborando para o “apagamento” e a dilatação do colo do útero. São também conhecidas como contrações de treinamento ou contrações falsas. As contrações verdadeiras surgem durante o trabalho de parto, são bem mais longas, mais regulares, mais frequentes e mais dolorosas.

29 Semanas 

   Segundo o babycenter os músculos e os pulmões de Isabela continuam se desenvolvendo, e a cabeça está crescendo para acomodar o cérebro, que está cada dia maior. Com tanto crescimento, ela precisa de muitos nutrientes.

   Dandan está com o apetite cada vez maior, bastante natural devido ao estirão de Isabela no terceiro trimestre, e resistir a tentação dos doces tem sido uma missão cada vez mais complicada.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bom Samaritano, homem de muita fé e Figueira de lindos frutos


    Hoje vou usar três parábolas bíblicas para homenagear um grande amigo. Costumo dizer que uma das maiores riquezas temos na vida, são as nossas amizades e antes que alguém proteste vou logo dizendo que a família são os nossos primeiros amigos. Sendo assim me considero um milionário.
    
Lucas 10 30:37

30. Prosseguindo Jesus, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto. 31. Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo. 32. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo. 33. Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele. 34. Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o. 35. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na volta eu to pagarei. 36. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37. Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo. "

Mateus 14 22:33 
            
22 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco, e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho. 24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. 28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 E logo que subiram para o barco, o vento cessou.  33 Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.

Lucas 13 6:9
 Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.

   Murilo é para mim é grande exemplo de bom Samaritano, aquele que faz o bem sem querer nada em troca, que pratica ao pé da letra os ensinamentos cristãos de amor ao próximo e de compaixão.   Ele também demonstrou toda a sua fé não temendo o vento que soprou muito forte, desceu do barco e seguiu ao encontro de Jesus caminhando sobre águas profundas.  E hoje a sua figueira brota o seu mais belo fruto: Sophia.

      Parabéns aos queridos amigos Murilo e Beth...

sábado, 22 de setembro de 2012

28 Semanas (Pé quente, Eco e nova prima)

    Tenho orgulho em dizer que o meu primeiro documento foi a carteirinha de sócio do Náutico. Como atualmente para se associar ao clube precisa ter a certidão de nascimento, resolvemos levar Isabela antes de nascer para assistir in loco uma vitória timbu. Como este é o último ano dos Aflitos, a primeira vez de Isa no caldeirão foi também a despedida.  Quando vier ao mundo, nossa filhota assistirá aos jogos do timba na Arena Pernambuco.

     Há quatro jogos que o alvirrubro não ganhava, o adversário era o time de melhor desempenho do campeonato brasileiro, o Atlético Mineiro de Ronaldinho Gaúcho. Mas isso não foi bastante para impedir Isa de chutar muito na barriga da mãe comemorando o gol de Souza, na companhia do Vovô Cesar, da Vovó Chica e dos Tios Carlinhos e Vavá. Definitivamente Isa puxou a Dandan, alvirrubra pé quente.

Ecofetal

      Esta semana Dandan fez um Ecocardiograma Fetal, como parte da rotina do pré-natal. O Ecofetal é um ultrassom bem parecido com os outros que Dan já realizou, mas através deste, o médico especialista em cardiologia fetal vai observar especificamente as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado. Segundo a Dra Sandra, o coraçãozinho da nossa princesa é lindo e está perfeito.
   
Chegadas

   Êêe  nasceu no último dia 19/09  Dara, a priminha de Isabela. Mais uma linda flor no jardim da minha prima Danúbia e mais uma amiguinha para Isa brincar.

28 Semanas 
  
   Dandan continua perdendo ritmo, em compensação Isabela se mexe como nunca. Segundo o babycenter nesta fase o bebê já deve ter mais de 1 quilo, abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga.




sábado, 15 de setembro de 2012

28 Semanas (Home sweet home e Familia)



     Depois de uma temporada longe de casa, devido a interminável reforma do quarto de Isabela, estamos de volta ao nosso cantinho... Não que a estadia na casa da Vovó Chica tenha sido ruim, muito pelo contrário, tivemos um tratamento VIP, mas não existe lugar melhor no mundo que a nossa casa!

     Falando em reforma, a minha dica para quem pretende realizar qualquer tipo de adequação civil em sua residência é: acrescentar na lista de materiais 1 carrada de dedicação, 2 galões de paciência e 30 metros de vistas grossas. Caso contrário, aquele sonho de uma casa toda novinha pode virar um pesadelo.

Dia do Irmão

       Durante o intervalo do blog teve o dia do irmão, nem sabia que existia essa data. Gostaria de abrir um parênteses para homenagear os dois irmãos que Deus me deu e o outro que quem  me deu foi Dandan. Os Irmãos são os nossos primeiros amigos no mundo, apesar dos erros e acertos, diferenças e semelhanças, são sangue do nosso sangue e devemos sempre caminhar lado a lado. Gostaria que Isabela tivesse muitos irmãos, mas como começamos tarde se tiver uma irmãzinha já vai estar de bom tamanho.

26 e 27 Semanas
           
      Descobrimos que a falta de pique de Dandan é por causa da anemia e agora é a vez da cãibra. Cada vez mais fortes e mais frequentes, as cãibras também são comuns na gravidez e acontecem devido a alguns fatores, a saber: o novo posicionamento do útero, mais alto, próximo das costelas e pressionando os nervos da perna; o aumento de peso em função do bebê; o excesso de fósforo e a escassez de minerais como o cálcio, potássio e magnésio.
            
     Segundo o babycenter por volta da 28º semana os bebes começam a sonhar, então em nossas orações precisamos pedir a Nossa Senhora que abençoe o sono da nossa filhinha.  O babycenter também afirma que Isabela agora consegue ouvir a minha voz, eu vou mais além, acho que ela sente os meus sentimentos. Ela chuta a cada gol perdido por Araujo, dança quando canto Jason Mraz ou quando dou uns beijinhos na sua mamãe.

Contagem regresssiva

     Dia 19/09 vem ao mundo à priminha Dara e a qualquer momento a amiguinha Sophia, eita Isabela, muitas amiguinhas para você brincar!

Dicionário do Grávido de primeira viagem
Cãibras – São contrações involuntárias e dolorosas de um músculo. São frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes e em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.

sábado, 8 de setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Carta de Papai para Isabela


Isabela,

    Daqui a exatos cem dias você não estará mais na barriga da sua mãe, é o que os médicos, como a sua mamãe, chamam de DPP (data provável do parto).  Como tenho tanto para dizer, resolvi te escrever uma carta,  pois estes cem dias parecem uma eternidade.

    No dia do aniversário da sua mãe ela me pediu de presente um bebê e três dias depois descobrimos que você já existia, acho que ela também pediu para quem sempre intercede por nós e ELE como bom pai que é nos enviou você...
           
      Logo você nos trouxe muita alegria, fruto do amor do seu papai e da sua mamãe, você foi o presente que nos curou uma ferida que ainda doía dentre de nós. 

      Graças a um grande cientista chinês chamado Dennis Lo, que inventou um exame de nome feio (Sexagem Fetal), descobrimos muito cedo que você seria uma menina e a nossa vida virou ao avesso. Daí tivemos a idéia de falar para os nossos amigos da felicidade que estávamos vivendo.

     Tia Silvia é quem vai trazer você ao mundo e ela demorou a te conhecer, quando te viu pela primeira vez, disse que a mamãe estava sofrendo (Hiperêmese Gravídica) e precisava descansar. Isabela, as mamães sofrem para terem os seus bebês, mesmo com ajuda das cegonhas, elas passam por mutas trnasformações só por amor. Nunca se esqueça disso.
                
      Papai adora tecnologia, existe uma máquina que faz uns barulhinhos e permite que agente te veja ainda dentro barriga da sua mãe. A primeira vez que te vi, nunca vou me esquecer, seu coração batia acelerado e mesmo a imagem não sendo assim uma high-definition, já deu para ver o quanto você é bonita e que está crescendo super-saudável.
                
       Escolher o seu nome foi das tarefas mais difíceis que tivemos, queríamos um nome que estivesse a sua altura, no sentido figurado porque você ainda é muito pequeninha.  Como não tínhamos como lhe perguntar, pedimos a Papai do Céu e a Nossa Senhora que nos iluminasse e então surgiu Isabela (espero que você goste).
               
       Durante todo esse tempo  que você está na barriga da mamãe(25 semanas), papai descobriu um monte de coisas sobre mães e bebês. As mamães ficam mais sensíveis e os papais nunca tem razão. Aprendi que tem um monte de palavras difíceis, tive de criar até um dicionário para entender, seu pai nunca foi bom nesses assuntos, isso é coisa para a mamãe...

        Este ano vários amiguinhos seus vieram ao mundo: Arthur, Raul, Sofia da Tia Beta e ainda virão Sofia do Tio Murilo e a priminha Dara. Tem ainda a Clarinha, filhinha da tia Julie, amigona da mamãe,que também vai chegar em dezembro, com certeza vocês vão se dar super-bem...  

       Ta vendo Isabela, tem um monte de gente feliz, como o papai e a mamãe, pois daqui a cem dias você já vai estar escutando bobagens como essa no meu colo.

Te amo filha

Cesar