sexta-feira, 6 de julho de 2012

Grávido

Grávido... Porque será que um homem não pode? 
querer estar estando sempre ávido
por entender em si a semente
que ele vê na barriga
daquela rapariga
que passa em estado interessante
interessante
nove luas nove meses
tantas transformações
muda a pele tudo muda
tudo vale para ter o fruto
e de repente rebento
abrir a porta a dar a luz
o choro a chama da nossa vida
reluz, atrai, seduz... 
Diz a linda canção do poeta Gonzaguinha 

      Para maioria dos homens é fascinante acompanhar toda essa transformação, mas para muitos é frustrante aceitar a condição de mero espectador. Já discutimos aqui os “mandamentos do pai grávido”, mas qual a missão do pai durante a gestação? ´É verdade que homens podem ter gravidez psicológica? 
                 
         Muitos são os casos de futuros papais que enjoam, engordam, deprimem, adoecem e tem até vontade de ir embora. Apesar de não passar  pelas mesmas mudanças físicas que a mulher, o homem também tem incertezas e ansiedades. O certo é que a vida do casal nunca mais será a mesma.

    Segundo o obstetra Dr. José Leonídio, algumas pesquisas  mostram que existe uma queda de hormônios em alguns homens quandos as esposas estão grávidas. Com a redução da testosterona, diminui a agressividade e o homem se torna mais participativo, aumenta a prolactina e o homem fica mais afetivo

Na minha opinião, durante a gravidez o pai tem as seguintes missões: iniciar o contato com o bebê, tomar todos os cuidados com a mãe e principalmente ter muita paciência com a gestante.
               
     Os especialistas afirmam que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da mãe. Sendo assim minha comunicação com Isa é através do carinho na barriga de Dan e da nossa oração diária (agora em voz bem alta).
                
      Cuidado e paciência com a gestante não se resume apenas em realizar todos os desejos da mulher, vai muito além, é preciso entender que ela passa por grandes mudanças no seu corpo, na sua mente e na sua vida social. A futura mãe fica mais insegura, mais agressiva, mais sensível e chora com facilidade.  Por isso abrir mão de ir pro jogo por aquele domingão a três, participar ativamente do pré-natal e enxoval do bebê, presentes para melhorar a auto-estima, aquele filminho estilo comédia romântica e curtir ao máximo os momentos de bem estar da sua esposa, são as minhas dicas de pai grávido de primeira viagem.




2 comentários: