terça-feira, 31 de julho de 2012

20 Semanas (Tour Nordeste)


           
         A vigésima semana começou com uma alegria maravilhosa, Dan sentiu Isabela mexer pela primeira vez, acho que Isa puxou ao pai, é muito quieta. Esta semana também Dani estreou a fila preferencial, com o barrigão  amostra ficou bem mais fácil, e aos poucos ela está se acostumando com a idéia.

        Continuamos o nosso giro pelo litoral nordestino, aproveitando o bem estar de Dandan e seguindo as recomendações médicas. Dessa vez o desafio era suportar 1 hora de vôo entre Recife e Fortaleza. Com saquinhos plásticos de emergência, a viagem foi relativamente calma, o impacto causado pela variação de pressão na aterrissagem gerou um grande desconforto, mas Dan e Isa suportaram a aventura sem vômitos.

O final de semana foi muito bom, na companhia dos queridos amigos Otávio e Julie, desfrutamos do melhor da gastronomia e da beleza do litoral Cearense. Dan trocou muitas figurinhas com Ju, sobre a gestação, enxoval e o pós-parto.

20 Semanas
         
    Com 20 semanas o bebê está engordando e treinando o sistema digestivo ao engolir o liquido amniótico, absorvendo nutrientes e água. O material que não é absorvido fica no intestino, formando o mecônio (Fonte:Babycenter). Agora Isa deve ter algo em torno de 16 cm de comprimento e 260 gramas, deve ter sobrancelhas finas e os seus membros já estão desenvolvidos,  as suas características estão cada vez mais parecidas com a de um lindo bebê. Não vejo a hora tê-la em meus braços.

Boas Vindas!!
           
          Êêê nasceu no Real Hospital Português do Recife, o “poeta” Raul segundo filho do amigão Emerson Rezende.  Saúde para Raul e felicidades para Familia.

Dicionário do grávido de primeira viagem

Vérnix  Caseoso – É um material gorduroso branco, formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem recobrindo a pele ao nascimento. Pode estar presente sob a forma uma camada muita fina ou muito espessa. Varia de bebê para bebê sem nenhum significado clinico.  A função do Vérnix é proteger a pele da prolongada submersão do líquido amniótico 

Curta a página do blog no facebook: www.facebook.com/DeRepenteRosa

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Amizade !

      Todos os anos, dezenas de pessoas passam pelas as nossas vidas de diversas formas: na escola, no lazer, na igreja ou no trabalho. Algumas até permanecem por um tempo maior, mas poucas vem de fato para ficar, a estas poucas pessoas chamamos de amigos. Por isso quero dedicar este post a amizade de duas pessoas, de duas mamães de primeira viagem, que tem personalidades bem diferentes e histórias bem parecidas.
     
      Uma tem o temperamento mais forte, bastante autêntica não mede as palavras, mas conquista a todos apesar de sua sinceridade (porque nem todos estão prontos para ouvir a verdade). A outra é mais meiga, mais tranqüila, faz mais o estilo boa moça e é muito admirada por isso. Em comum a garra, a determinação, a vontade de vencer e duas lindas histórias de superação de vida.
          
       Por uma dessas coincidências da vida, o destino colocou uma no caminho da outra e desde então elas compartilham juntas alegrias e tristezas, dúvidas e expectativas. E nem os mais de 700 km de distância entre Recife e Fortaleza conseguiram separar, e todo o reencontro parece que fortalece ainda mais essa amizade tão bonita.
        
   Agora papai do céu, reservou mais uma surpresa para elas. Duas lindas princesinhas que provavelmente nascerão no mesmo mês e quem sabe continuarão essa amizade.... Parabéns Julie! Tenho certeza que Isa e Clarinha serão grandes amigas.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

19 Semanas (Praia, sol e mais enjôo...)


      
     Seguindo as recomendações médicas, estamos aproveitando o segundo trimestre para passear.  Tiramos o final de semana para recarregar as baterias na praia, pois os próximos meses prometem ser intensos.  Dani com o barrigão de biquíni foi o maior sucesso em Porto de galinhas e o sol do litoral nordestino ajudou na reposição da vitamina D que estava baixa no último pré-natal, juntamos o útil com o agradável.
        
       Contrariando todas as previsões, Dandan chega a 19° semana enjoando muito e ainda vomitando.  Não existe uma causa especifica: Jejum superior a 3 horas, mais de 30 minutos no carro, ansiedade, cheiro forte, tudo faz enjoar.  Dan continua tomando o Vonau, que em minha opinião não tem servido de nada. A obstetra como numa sentença, cravou: “Se até agora o enjôo não passou, vai ser assim até o final”. Pelo menos a azia melhorou bastante, com o Nexus.

Dicionário do grávido de primeira viagem
        
       Marido de médica nem sempre é médico, e eu nunca fui bom em biologia quanto mais obstetrícia. Sendo assim resolvi aprimorar meu vocabulário neste assunto e agora todo post, vou colocar uma palavrinha nova que descobri deste novo universo.

Mecônio - É o nome do cocô que o bebê faz dentro do útero. Mecônio no líquido amniótico é um indício que o neném está em sofrimento fetal. Às vezes, a cesariana é necessária.

19 Semanas

Descobri que com apenas 19 semanas de gestação, Isabela já possui 6 milhões de óvulos no ovário, mulher é muito precoce mesmo. Nesta fase o bebê esta desenvolvendo áreas do cérebro resposáveis pelo odor, paladar, audição, olfato e tato. Mas o mais impressionante foi descobrir o quanto Isa está apertadinha lá no Útero de Dandan, acho que ela nem vai mais achar o seu quarto pequeno.

www.facebook.com/DeRepenteRosa

terça-feira, 17 de julho de 2012

18 Semanas (Ultrassom , Quarto de Isa e boas vindas para Arhur)

    Quinta feira passada Dandan fez um ultrassom, exatamente quando completava as 18 semanas o meio da gestação. Neste período já é possível identificar o sexo do bebê através deste exame, que confirmou o resultado da sexagem fetal e tudo continua rosa.

      Na ultrassom matamos a saudade da nossa querida Isa, que segundo o exame está se desenvolvendo perfeitamente bem. Nossa princesinha já está com 246 gramas de peso, tem um fêmur de 28 mm e um comprimento de 15 cm do alto da cabeça até o bumbum. A novidade foi reconhecer em Isabela uma característica do pai, a timidez, durante todo o tempo ela ficou com a cabecinha baixa e não foi possível fazer nenhuma foto :(

Quartinho de Isabela


      Como falei nos dez mandamentos do pai grávido, a sua casa será pequena não importa o tamanho, e a questão do momento é como colocar: um berço, uma cama, um trocador e uma cadeira de amamentação em pouco mais de 8 m2? Sobram idéias, faltam espaços.


Boas Vindas !!!


                ÊÊÊ às 22:30 do último dia 12, nasceu Arthur Morais Romão da Silva com 3120g e 47 cm,   primeiro filho dos queridos amigos  Janjan e Xandinha.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tentando entender como funciona...

      
      No dia 10 de Junho, o fantástico exibiu uma reportagem sobre um vídeo que estava bombando na web, com mais de 2,5 milhões de acesso antes da reportagem. O vídeo em questão mostra cenas do parto da sanitarista e terapeuta ocupacional, Sabrina Ferigato, realizado em sua casa na cidade de Campinas/SP.  A reportagem desencadeou uma grande repercussão em todo o país sobre o parto humanizado domiciliar e no vácuo da matéria fui pesquisar um pouquinho sobre o assunto, que tem tudo a ver com o blog.

     Hoje no Brasil são realizados basicamente três tipos do parto: Normal, Cesário e Natural. Todos possuem vantagens e desvantagens, por isso é importante conversar antes com o médico (no nosso caso médica) responsável pelo pré-natal.

Parto Natural
                
      O parto natural trabalha com o mínimo de intervenções possíveis e respeita a fisiologia do parto e da mulher. Este procedimento só deve ser utilizado em gravidez de baixo risco
                
       Existe uma corrente que defende o parto natural humanizado e domiciliar. Realizados em residência, os adeptos deste tipo de parto argumentam que estar no ambiente familiar tranqüiliza mais a parturiente, ela fica emocionalmente mais estável. A principal desvantagem é no caso de uma intercorrência não dispor de uma estrutura de emergência hospitalar.


Parto Normal
               
   O parto normal é bastante parecido com o natural, no entanto podem ser realizadas algumas intervenções durante seu processo tais como: a indução com aplicação de ocitocina (o soro com ocitocina é utilizado para estimular as contrações de expulsão do bebê, diminuindo seus intervalos e aumentando a intensidade, o que pode intensificar a dor, acelerando o trabalho de parto); epsiotomia (corte feito na vagina da mulher com o intuito de facilitar a saída do bebê) também é bastante utilizada; além disso, no parto normal hospitalar pode haver a aplicação de anestesia peridural.

Parto a Fórceps
  
Indicado em caso de emergência ou sofrimento fetal, esse procedimento geralmente é feito nos últimos momentos do parto normal. Consiste na aplicação de uma grande pinça com as pontas em forma de colher, que servem para posicionar corretamente a cabeça do bebê e auxiliar sua saída através do canal de parto.

               
          Dentre as principais vantagens do parto normal estão: recuperação mais rápida, alta hospitalar mais rápida, e maior tranqüilidade para a lactação. As desvantagens: possíveis danos a pelve, períneo, uretra e anus.

Parto Cesariana
                
          É um procedimento cirúrgico, que a principio que deve ser utilizado quando houver necessidades como: pouca dilatação pélvica, o bebê desproporcional em relação ao tamanho da pelve, gestante diabética, infecção herpética ativa, o bebê estar em posição invertida e se o trabalho de parto não estiver ocorrendo normalmente.

Na cesárea, a gestante recebe anestesia peridural (em alguns casos pode ser necessária anestesia geral). Uma tela é colocada na frente da mãe na altura do seu tórax para assegurar uma melhor assepsia. São sete camadas até chegar ao útero, com uma incisão que é feita acima dos pêlos púbicos, quando o médico alcança o bebê, o retira com o máximo de cuidado, a equipe remove a placenta e irá examiná-la enquanto isso o médico fecha o corte com pontos.

Como principais vantagens da cesariana estão: parto mais rápido, a mãe pode decidir quando será realizado o procedimento, a mulher não sente dores durante o nascimento, ter a disponibilidade do médico que acompanhou durante o pré-natal. Como desvantagens: A recuperação é muito mais lenta, a mãe não participa do nascimento, aumenta a permanência hospitalar, a mulher sente dores no inicio da amamentação.

Como Dandan optou por este método, optei por não me aprofundar nas desvantagens e nos riscos da Cesariana.   Estou me preparando psicologicamente para este momento.  

www.facebook.com/DeRepenteRosa


segunda-feira, 9 de julho de 2012

17 Semanas (Economia, boa música e tome enjôo)


              
         Recife tem uma população estimada em 3,7 milhões de habitantes em sua região metropolitana e cresce de maneira assustadora. Todos os dias surgem canteiros de obras para construção de edifícios e estabelecimentos comerciais que se multiplicam como memes da internet. Mas parece que falta aos nossos empresários, um espírito mais empreendedor, enxergar além do óbvio.
              
        Para mim é uma equação trivial: mulher + marido abestalhado + filhos = $$$$$ em vendas. Mas ao que parece o comércio local não está completamente atento a este mercado, quando o assunto é lojas com produtos para crianças a cidade está repleta. No entanto, se o público alvo é a gestante, é mais fácil comprar roupas para aquelas férias de inverno na Escandinávia.
               
       Na web existem vários sites que tem como o público alvo as grávidas, mas se comprar roupa à distância já não é uma tarefa das mais fáceis para os homens, o que dizer das mulheres, ainda mais com todas essas mudanças no seu corpo. O Shopping Center Recife possui 465 lojas e apenas uma delas para gestante, no Plaza Casa Forte não tem nenhuma.  Não sou nenhum Mauro Halfeld, mas a minha dica para quem quer investir e não sabe onde, é apostar todas as fichas no mercado para gestantes.


Boa Música


             
        Algumas publicações sugerem que com 17 semanas o bebê já identifica os sons próximos da barriga da mãe. Então estamos estimulando Isabela, para que tenha um bom gosto musical, ela está ouvindo U2 instrumental para bebês.


17 Semanas

      Esta foi uma semana muito difícil para Dandan, os vômitos e os enjôos voltaram com maior intensidade. É impressionante como seu estomago funciona como um relógio, que a cada 3 horas necessita de alimento, intervalos muito grande entre as refeições implicam em mal estar, enjôos e muitas vezes vômitos. Sendo assim o saco plástico voltou a ser item obrigatório no carro.


                 
      De acordo com o babycenter, Isabela agora começa a olhar para frente, seus olhinhos que surgiram do  lado do rosto já devem estar na sua posição certa, assim como as suas orelhinhas. Dandan ainda não consegue sentir os movimentos de Isa, o que é normal, nesta fase apenas a mamães de segunda viagem conseguem perceber.
                
       Esta semana Dan vai fazer um ultrassom, o último foi em maio e o próximo seria apenas no final de agosto (o morfológico), então resolvemos fazer um intermediário para matar a saudade e observar como anda o desenvolvimento da nossa princesinha.  

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Grávido

Grávido... Porque será que um homem não pode? 
querer estar estando sempre ávido
por entender em si a semente
que ele vê na barriga
daquela rapariga
que passa em estado interessante
interessante
nove luas nove meses
tantas transformações
muda a pele tudo muda
tudo vale para ter o fruto
e de repente rebento
abrir a porta a dar a luz
o choro a chama da nossa vida
reluz, atrai, seduz... 
Diz a linda canção do poeta Gonzaguinha 

      Para maioria dos homens é fascinante acompanhar toda essa transformação, mas para muitos é frustrante aceitar a condição de mero espectador. Já discutimos aqui os “mandamentos do pai grávido”, mas qual a missão do pai durante a gestação? ´É verdade que homens podem ter gravidez psicológica? 
                 
         Muitos são os casos de futuros papais que enjoam, engordam, deprimem, adoecem e tem até vontade de ir embora. Apesar de não passar  pelas mesmas mudanças físicas que a mulher, o homem também tem incertezas e ansiedades. O certo é que a vida do casal nunca mais será a mesma.

    Segundo o obstetra Dr. José Leonídio, algumas pesquisas  mostram que existe uma queda de hormônios em alguns homens quandos as esposas estão grávidas. Com a redução da testosterona, diminui a agressividade e o homem se torna mais participativo, aumenta a prolactina e o homem fica mais afetivo

Na minha opinião, durante a gravidez o pai tem as seguintes missões: iniciar o contato com o bebê, tomar todos os cuidados com a mãe e principalmente ter muita paciência com a gestante.
               
     Os especialistas afirmam que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da mãe. Sendo assim minha comunicação com Isa é através do carinho na barriga de Dan e da nossa oração diária (agora em voz bem alta).
                
      Cuidado e paciência com a gestante não se resume apenas em realizar todos os desejos da mulher, vai muito além, é preciso entender que ela passa por grandes mudanças no seu corpo, na sua mente e na sua vida social. A futura mãe fica mais insegura, mais agressiva, mais sensível e chora com facilidade.  Por isso abrir mão de ir pro jogo por aquele domingão a três, participar ativamente do pré-natal e enxoval do bebê, presentes para melhorar a auto-estima, aquele filminho estilo comédia romântica e curtir ao máximo os momentos de bem estar da sua esposa, são as minhas dicas de pai grávido de primeira viagem.




segunda-feira, 2 de julho de 2012

16 Semanas (Tecnologia e Boas Vindas!)


          Ufa!  A semana foi difícil pra Cesar, por isso o intervalo mais longo que o habitual entre as postagens. Já para o pai da Isabela, parece que agora estamos em velocidade de cruzeiro, apesar do sábado de enjôos e vômitos de Dandan (são as pequenas turbulências de toda grande viagem).
                
         Com a chegada do bem estar, Dan tem recebido mais freqüentemente visitas e o carinho dos amigos e Iza conseqüentemente presentes para o seu enxoval.  Numa dessas visitas fiquei impressionado com a intimidade dos gêmeos Italo e Henrique, de menos de 2 anos com o Iphone.
               
 É impressionante como esta geração já nasce em contato direto com a tecnologia. Com os inúmeros aplicativos para Ios e Android a criança interage muito rapidamente aos diversos estímulos gerados pelos dispositivos, os softwares apresentam opções desde música para gestantes/bebês, até jogos de memória para crianças maiores

Todos os textos que li até hoje são favoráveis a essa “iniciação tecnológica prematura”, e ao contrário do que possa parecer não provoca nenhum déficit de atenção. É importante que o contato com o mundo virtual, não coloque em segundo plano o mundo real, para que a criança não desenvolva obesidade nem apresente dificuldade de socialização. Nossa princesa será apresentada a eletrônica digital em seu tempo, sem pressa, quando completar 1 aninho ganhará de presente um tablet cor de rosa.

          Graças á tecnologia, em 2012 os bebês brincam com os tablets, as mães acompanham seus filhos na escola pela webcam, as crianças convidam seus amiguinhos através do facebook, e os pais... Os pais apenas blogam no mundo idealizado por Hanna Barbera...

16 Semanas
               
        Agora Iza já deve ter o tamanho de uma Pera (ela está enorme) e de acordo com o Babycenter, vai crescer muito rapidamente nos próximos dias. Nesta fase os bebês já estão com os sistemas circulatório e urinário funcionando (este ultimo para alegria da mamãe).  A barriguinha de Dandan já está indisfarçável e a cada dia mais bonita, mas ela ainda não me deixou fotografar :(
Boas Vindas!

Essa semana veio ao mundo à bela Sofia, primeira filha de Beta, amiga de Dan. A qualquer momento chegará o Rei dos Vingadores, Arthur, herdeiro do trono de Xandinha e Janjan.  E daqui há 163 dias a nossa amada Isabela. Saúde para: Dan, Isabela, Xandinha, Arthur, Beta e Sofia.