terça-feira, 29 de maio de 2012

Translucência nucal



    Hoje sem dúvida será um dia inesquecível na minha vida, pois pude acompanhar pela primeira vez a ultrassom de Dandan.  Foi realmente emocionante esse primeiro contato com a nossa princesinha, ouvir as 164 batidas por minuto, tão fortes e tão intensas.
     Como havia dito no último post, na ultrassom de hoje foi realizada a translucência nucal, que é uma medida realizada na região da nuca do feto. Esta medida ajuda a estimar o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular liquido na região da nuca. Portanto uma medida aumentada significa um aumento de risco.  Sendo assim, foi muito bom ouvir do especialista que está tudo bem com a nossa bebê. 
      Durante o exame já foi possível visualizar: o coração, as mãozinhas, o abdome, a bexiga, as orelhinhas e vimos que tudo nela é lindo como o da mãe, só o buchinho que puxou ao pai. Segundo o ultrassom, o comprimento cabeça / nádega (CCN) é 5,5 cm, e também está tudo em ordem com Dandan.  Assistimos as inúmeras acrobacias dentro do útero, sem dúvida nunca vou esquecer esse dia.
    Nos últimos três dias os vômitos e as náuseas de Dani, aumentaram muito e ela praticamente não conseguiu comer. Amigas mais experientes disseram que a ansiedade pela realização do exame, contribui para a piora do quadro, sendo assim espero que ela melhore com as boas notícias.


      

sábado, 26 de maio de 2012

11° Semana

       Antes de “ficar grávido” cometia um equívoco comum a maiorias das pessoas, perguntar para a gestante, com quantos meses de gravidez está? Ao mesmo tempo ficava um tanto quanto intrigado, quando a resposta nos era dada em semanas ao invés de meses. Só agora vivenciando tão de perto o milagre da vida pude então entender.
        Desde a fecundação até o nascimento do bebê, o embrião passa por tantas transformações, que a cada semana um mundo de novidades se desenvolve dentro do útero materno. E indexar o tempo em meses seria como pular partes importantes desta história fantástica que é gerar uma criança.
         Agora entramos na 11° semana, o que significa logo de cara que o risco de aborto espontâneo diminui consideravelmente. Isto porque estamos chegando ao fim do primeiro do trimestre, e a maior parte do desenvolvimento importante já aconteceu. Segundo o site babycenter nesta fase o bebê já deve ter o tamanho do polegar da mãe.
    A partir desta semana já podemos fazer o exame de translucência nucal, que detecta se existem problemas genéticos. A ansiedade para a realização do exame cresce a cada dia, para ouvir pela primeira vez os batimentos da minha princesinha e saber como anda o seu desenvolvimento. No primeiro ultrassom Dandan foi sozinha e não pude participar.
     Dandan ainda continua enjoada, mas pelo menos ainda não tem sinais da enxaqueca comum nesta fase da gestação. Todas as noites em nossas orações pedimos a Deus que o enjôo passe e que a nossa princesinha venha com muita saúde.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A responsabilidade da escolha do nome


     
        Escolher o nome de uma criança é um passo definitivo, uma responsabilidade enorme. Como saber se a sua opção vai combinar com alguém que você ainda nem conhece, mas já ama tanto?

      Existem dezenas de blogs que dão dicas, livros com significados dos nomes e até aplicativos para celular. O nome deve ter uma sonoridade bonita, ser fácil de escrever, pronunciar e lembrar. É importante verificar se o nome vai causar algum constrangimento para a criança, se pode vir a ser motivo de piadas.



     Particularmente prefiro evitar os nomes mais comuns e os que estão em moda. Também não acho interessante repetir o nome de alguma criança muito próxima, não quero dizer com isso que queremos exclusividade. Acho legal pesquisar sobre nomes bíblicos e históricos. A família é um capítulo à parte, como agradar a gregos e troianos?
    Seria bem mais fácil se pudéssemos perguntar: - que tal esse meu amor? Ou: - VC acha mais bonito este outro? Bom, mas quem disse que ser Pai e Mãe é coisa fácil, por tanto espero que papai do céu nos ilumine e que nossa princesa goste do nome que escolhemos para ela.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Hiperêmese Gravídica


      Descobrimos na primeira consulta do pré-natal de Dandan que ela está com hiperêmese gravídica. Segundo o Wikipédia, HG é quando as náuseas e vômitos são persistentes, freqüentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima de 4% do peso anterior, desidratação e cetonúria.
    Cerca de 55% das mulheres grávidas apresentam náuseas e vômitos nos primeiros trimestres da gestação. Normalmente as náuseas e vômitos são transitórios e findam até o inicio do quarto mês (espero que o Wikipédia esteja certo).
      Desde o inicio da gravidez, Dandan já perdeu 4 quilos e os remédios tradicionais como: Meclin, Dramin e Vonau não fazem efeito. Temos rezado diariamente para que as náuseas e os vômitos acabem, para que possamos curtir melhor a nossa princesa que está por chegar. Bom, além da prescrição médica, tenho dedicado elevadas doses de carinho várias vezes ao dia, com objetivo de minimizar os efeitos da HG.
 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como descobrimos tão cedo o sexo do nosso bebê ?


    Na nona semana de gestação soubemos que teríamos uma menina e muitos amigos nos perguntaram como descobrimos tão cedo o sexo do nosso bebê?  Atualmente para a felicidade dos pais apressados (como eu), já é possível determinar o sexo do bebê com 99% de precisão (Este número em medicina é 100), graças a uma técnica chamada de sexagem fetal.  Com uma pequena amostra do sangue da mãe é possível encontrar poucas quantidades de DNA do feto. A presença do cromossomo “Y” indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. No caso de gêmeos, se forem idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

Curiosidades:

     Foi um cientista chinês chamado Y Dennis Lo, que descobriu que no plasma materno existe o DNA do feto. Mas foi no Brasil que o biólogo José Eduardo Levi, desenvolveu o teste que já é realizado por aqui desde 2003. Este procedimento, porém ainda não é conhecido pela maioria dos casais e infelizmente os planos de saúde não cobrem. Aqui no Recife pode ser realizado no laboratório de Marcelo Magalhães, é necessário pelo menos 5 horas de jejum e a coleta é de segunda a sexta. O exame pode ser feito a partir da oitava semana.

domingo, 20 de maio de 2012

De repente rosa



 


      Desde que decidirmos ter um baby, nunca escondi a minha a preferência por menino, escolha essa muito influenciada por João Rafael (primeiro filho dos amigos Robson e Arlete). Acho que o filho homem proporciona para o pai, um “retorno a infância” com todos os seus acessórios: carrinhos, vídeo game, bola, super-heróis e etc.
     Quando descobrimos que teríamos uma menina, a primeira reação foi de susto, logo eu que sempre vivi em ambientes tão masculinos: Ginásio em escola com salas separadas para meninos e meninas, segundo grau em Escola Técnica, faculdade de engenharia e 8 anos trabalhando em indústria. Ficou então a pergunta: Como será conviver num lugar onde as mulheres são maioria????
     Depois de viajar no meu próprio mundo de Bob, descobri que não sou tão bolinha assim e o mundo das comédias românticas não é tão distante de mim. Em casa, por exemplo, a relação com minha mãe sempre foi mais fácil. E ao longo da vida sempre tive grandes amigas ao meu lado, a maior delas a minha esposa. Sendo assim, acho que o complexo e misterioso universo feminino não é essa “caixa preta”, maybe pink?
     Imaginava este ano, estar escrevendo sobre a experiência de viver longe do Brasil, mas estou muito mais  FELIZ em estar escrevendo sobre como o rosa está entrando na minha vida.